Verifique itens para adicionar ao carrinho. selecionar tudo
Engenheiros, tecnólogos, técnicos, professores, estudantes e todos os profissionais que lidam direta ou indiretamente com projeto, execução, operação, manutenção, inspeção, fabricação, consultoria e outros serviços relacionados com a área de instalações elétricas de baixa tensão.
Metodologia:
Aulas expositivas on-line (ao vivo) com acompanhamento remoto de exercícios e atividades pedagógicas.
Práticas com projeto em sala: desenvolvimento individual de um projeto elétrico de uma edificação. A didática aplicada é de ser realmente passo a passo, ensinando os conceitos e teorias com a aplicação prática, partindo de uma planta de arquitetura de uma residência de 8 cômodos. Cada simples etapa do projeto vai sendo desenvolvida e representada pelo acréscimo de uma nova planta, implantada sobre a da etapa anterior, resultando em uma visão dinâmica e muito clara do desenvolvimento do projeto. Será apresentado e utilizado o software QDC Pro ®, de autoria do instrutor, dedicado à execução de todos os cálculos necessários para a elaboração do projeto, mostrando o aumento de produtividade que pode ser alcançado.
O recurso didático avaliativo aplicado ao curso será o da "OFICINA DE PROJETO", através do desenvolvimento dos conceitos sobre um exemplo real de uma edificação, com o fornecimento de planta da arquitetura correspondente, a cada participante, de modo que cada aluno possa elaborar o SEU projeto com o andamento do curso e discutir os diversos aspectos e opções pertinentes, com o acompanhamento do instrutor.
Material Solicitado ao participante:
- ABNT NBR 5410:2004 - (não obrigatório, porém muito bem aproveitável).
Incluso no valor da inscrição:
1) Certificado digital de conclusão do curso;
2) Apostila para download;
3) E-book: passo a passo das instalações elétricas residenciais (veja demo aqui). Mais informações sobre este e-book que você receberá gratuitamente aqui.
4) Vídeo aulas;
5) Tira dúvidas por e-mail;
6) Inclusão em Fórum técnico.
Programa:
1. INTRODUÇÃO: Objetivo e estrutura do curso.
2. LEGISLAÇÃO E NORMALIZAÇÃO TÉCNICA: Legislação ordinária e profissional. Ética profissional. Normas nacionais, estrangeiras e internacionais.
3. CARACTERÍSTICAS GERAIS DA INSTALAÇÃO: Verificação da instalação quanto à previsão de pontos de utilização (luz e tomadas de corrente), potência instalada e de alimentação, fornecimento e distribuição de energia, influências externas, esquemas de aterramento, condutos, condutores, maneiras de instalar. Seleção e instalação de componentes.
4. DIMENSIONAMENTO DE CIRCUITOS: Verificação da divisão e distribuição dos circuitos (aspectos técnicos, operacionais e de manutenção, análise dos critérios de dimensionamento (seção mínima, capacidade de condução de corrente, critério da queda de tensão, critério da sobrecarga, critério de curto-circuito, dimensionamento econômico).
5. LINHAS ELÉTRICAS: Verificação das características básicas de seleção e instalação de condutos e condutores. Capacidade de condução de corrente de condutores. Dimensionamento.
6. DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTES: Verificação das características básicas de: disjuntores e fusíveis. Dimensionamento.
7. DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS: Verificação na aplicação do conceito de choque elétrico, efeitos da corrente elétrica no corpo humano, esquemas de aterramento (TN-C, TN-S, TN-C-S, TT, IT), critérios para proteção básica, supletiva e adicional, conceito e utilização de dispositivo diferencial – residual (DR).
8. DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA SOBRETENSÕES: Verificação dos pontos de equipotencialização principal e suplementar e nos critérios para análise de risco quanto a instalação dos Dispositivos de Proteção Contra Surtos – DPS.
9. ENCERRAMENTO DO PROJETO: Lista de materiais e especificação técnica dos componentes elétricos. Termo de encerramento. Atestado de desempenho. Lições aprendidas.
10. “PROJETO EM SALA”, através do desenvolvimento dos conceitos sobre um exemplo real de uma edificação, com o fornecimento de planta da arquitetura correspondente, cada aluno irá elaborar o SEU projeto com o andamento do curso e discutir os diversos aspectos e opções pertinentes, com o acompanhamento do instrutor. Espera-se, através desta metodologia, uma melhor transferência de informações, agregando conteúdo teórico e prático para os participantes, tornando-os mais qualificados para o exercício profissional da elaboração de projetos de instalações elétricas de baixa tensão.
Docente
Ricardo Prado Tamietti
Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMG, onde também concluiu os cursos de pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações e em Sistemas de Energia Elétrica com ênfase em Qualidade de Energia. Engenheiro e consultor em empresas de engenharia de projetos industriais, com grande experiência na elaboração, coordenação e gerenciamento de projetos de instalações elétricas industriais e sistemas prediais. Auditor especializado em sistema de gestão integrado para as normas ABNT NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, NBR ISO 50001 e OHSAS 18001. Membro da Comissão de Estudos CE-064.01 da ABNT/CB-03 - Comitê de Eletricidade da ABNT. Autor de livros, softwares e artigos técnicos na área de instalações elétricas. Atua como Coordenador técnico e docente de cursos livres e de pós-graduação direcionados ao ensino da engenharia de projetos industriais em diversas universidades do país.
Whatsapp (31) 98484-9440
ISBN | Não |
AUTOR | RICARDO PRADO TAMIETTI - Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMG, onde também concluiu os cursos de pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações e em Sistemas de Energia Elétrica com ênfase em Qualidade de Energia. |
Versão | Não |
Página | Não |