Skip to Store Area:

Loja Virtual EngeWEB

História dos livros Digitais (eBooks)

 

Sobre eBooks


O que é um eBook?

Segundo a terminologia oficial, existe uma diferença entre Publicação digital, livro digital, eBook e eBook Reader.

Publicação Digital: Todo e qualquer tipo de conteúdo de texto em forma digital. A própria internet é composta de ePublicações, como esta página, sendo a forma mais elementar um e-mail.


Livro Digital: Todo e qualquer livro apresentado em forma digital, em qualquer formato, por exemplo: txt (como as edições do Projeto Gutenberg), rtf (como as edições da Biblioteca Nacional), em htm (como uma opção que você tem na Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro), ou pdf (como os edições da Hot Book). Podem ser online (na internet), obtidos zipados ou até mesmo em CD-Rom.


eBook: eBook, em sua forma atual, é aquele que oferece as funcionalidades de um livro de papel, inclusive (e a mais importante delas) portabilidade. Isso é: permite que você possa ler o Livro Digital em qualquer lugar.


eBook Readers: Programas e/ou aparelhos que permitem que você leia um eBook (Livro Digital com funcionalidades de um livro de papel).

 
eBook Readers Devices: Aparelhos dedicados à leitura de eBooks que permitem que você os leia em qualquer lugar, longe, bem longe, da tela de um computador. Podem ser “dedicados”, isto é exclusivamente para a leitura de eBooks, ou “não dedicados”, isto é, qualquer aparelho portátil que, com um programa eBookReader, permita todas as funcionalidades de um livro de papel e, freqüentemente, mais.


O que significa "funcionalidades de um livro de papel?"
Significa que você pode fazer com ele tudo o que faz com um livro de papel (fazer anotações, colocar marcadores, efetuar buscas, levar para onde quiser).e algumas a mais.

Desde quando existem os eBooks?
Se você considerar, generosamente, que qualquer Livro Digital é eBook, desde 1971, pelo menos, quando Michael Hart iniciou o Gutenberg Project, com livros online em txt. No Brasil, temos muitas iniciativas pioneiras, há muito tempo, disponibilizando livros digitais em txt, rtf, html e pdf. Se você considerar que só é eBook quando tiver as mesmas funcionalidades de um livro de papel (inclusive portabilidade, isto é, que você possa levar e ler onde quiser), desde 1998, quando foram lançados os primeiros aparelhos de leitura (eBooks Readers devices).

O que é um eBook Reader?
Você tem, atualmente, dois tipos de eBook Readers:


- Programas que permitem a leitura de eBooks na tela de computadores (como o MSReader, o MobiPocket, o Adobe Acrobat eBook Reader, o antigo eRocket, entre outros), com funcionalidades de livros de papel, mas com portabilidade dependendo do tipo de computador. Por exemplo: qualquer dos programas acima tem portabilidade em um laptop, em um handheld, em um celular com wap...


- Aparelhos dedicados exclusivamente à leitura de eBooks [eBook Reader Devices - no sentido estrito]. Por exemplo, o Rocket eBook era um eBook Reader Device, o SoftBook também, o Cytale, o @folio, o HiBook e outros mais que surgiram, desapareceram e/ou surgirão.
Se você tiver um deles, você adquire seu eBook pela internet (p.ex), envia para o aparelho e poderá ler onde quiser...longe, bem longe, da tela de um computador.

Por que um eBook Reader Device, um aparelho só para leitura de eBooks, se existem programas eBook Readers que posso usar em um computador portátil?
Pela mesma razão que existem os MP3 Players Devices, só para música. Para fazer uma comparação: você pode lidar com um parafuso com uma faca de cozinha, mas é melhor ter uma chave de fenda apropriada, não é mesmo? Você pode ter em seu carro um canivete suíço ou uma caixa de ferramentas ou na cozinha um multiprocessador ou diversos aparelhos, cada um dedicado a uma finalidade específica. A idéia é que as pessoas que realmente gostam de ler vão preferir ter um aparelho só para leitura.

>>> Para mais detalhes sobre o universo dos eBooks, sugerimos acesso ao excelente site nacional eBookZine.

 eBooks x livros tradicionais

Os livros tradicionais impressos nunca vão acabar! Entretanto, a utilização dos eBooks introduzem muitas vantagens: baixo custo, venda direta sem intermediários, distribuição direta ao leitor via e-mail, download em sites ou em CD, praticidade na correção e atualização (este dinamismo para as publicações técnicas de engenharia é muito importante, visto que as normas técnicas são atualizadas constantemente, e livros impressos não têm velocidade editorial), o leitor pode imprimir o que desejar, quando desejar e se desejar, sem desperdício de papel.

Além de todas estas vantagens, citamos a principal delas: a sua portabilidade. Como se encontram no formato digital, podem ser transmitidos rapidamente por meio da Internet. Se um leitor que se encontra no Japão, por exemplo, tiver interesse em adquirir eBooks vendidos nos Estados Unidos ou no Brasil, pode fazer isso imediatamente e em questão de minutos estará lendo tranqüilamente seus eBooks na tela do computador.

E para quem não abre mão de ler um livro sentado confortavelmente em sua poltrona favorita, basta imprimir os seus eBooks para ter seus textos também em papel. Outra vantagem dos ebooks é o preço. Como o custo de produção e de entrega do ebooks é bem mais baixo do que no caso dos livros em papel, os eBooks eles podem chegar as mãos do leitor por um preço sensivelmente menor.

Utilização correta dos ebooks

Assim como um livro tradicional, os eBooks são protegido pelas leis de direitos autorais. Isso significa que os ebooks não podem ser alterados, plagiados, distribuídos ou comercializados de nenhuma forma, sem a expressa autorização de seu autor.

Não autorizamos reproduções (total ou parcial), revenda ou qualquer outra forma de distribuição (gratuita ou paga) do conteúdo das obras, salvo 1 (uma) reprodução impressa para uso pessoal e intransferível do adquirente. Todas nossas publicações têm direitos autorais registrados. Você tem autorização de gravar em seu computador 1 (uma) cópia de cada obra adquirida e mais 1 (uma) cópia de segurança.

NOTA:

Os Formatos considerados como sendo ebooks legítimos são: eBook Pro (Executável); kml (hiebook); Red (Executável); lit (MS Reader); NetLibrary Reader; pdb (Mobipocket Reader); prc (PalmReader); PDF (Acrobat eBook Reader); rd (Rocket Edition); ReB 1100 (basead em rb); tk3 (TK3 Reader); WineBook (Executável); GlassBook Reader (baseado em PDF).  

Os formatos a seguir não são considerados ebooks: Arquivos em formato ASCII; Arquivos EXE (executáveis em geral); .doc (MS Word); .hlp (arquivos Help do Windows); .htm/.html; .xml; rtf (Rich Text Format); Arquivos de Macromedia Flash; .txt (Bloco de Notas); xhtml; zip (arquivo compactado).
 

> Voltar