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Gestão de Contratos e Aquisições em Projetos de Engenharia e Arquitetura

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Gestão de Contratos e Aquisições em Projetos de Engenharia e Arquitetura

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Descrição Rápida

Esta publicação destaca a crescente importância do gerenciamento de aquisições em projetos (Project Procurement), que inclui os processos para comprar ou adquirir os produtos, serviços ou resultados necessários de fora da equipe do Projeto para realizar o trabalho, sintetizando os processos, técnicas e ferramentas reconhecidas atualmente como as melhores práticas nesta área de conhecimento. 

Versão R1.0.0 - 128 páginas.
Autores: Ítalo de Azeredo Coutinho, Ricardo P. Tamietti e  João Antônio de Almeida Jr.
ISBN N/A

Arquivo com 2 MB.

Nota: Livro Digital (e-book em PDF). Produto virtual enviado por download.

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A intensa competição global fez com que as empresas buscassem uma maior eficiência em seus processos. Desta forma, tem obtido uma posição de destaque entre os gerentes o Gerenciamento das Aquisições em Projetos (Project Procurement), que inclui os processos para comprar ou adquirir os produtos, serviços ou resultados necessários de fora da equipe do Projeto para realizar o trabalho.
 
O gerenciamento de aquisições é uma das áreas de conhecimento do Guia PMBOK® freqüentemente empregada no gerenciamento de projetos, seja o projeto de pequeno, médio ou grande porte. A prática da terceirização, verificada de modo especial nas últimas duas décadas, tem, de uma forma geral, tornado cada vez mais presente a figura do fornecedor como um personagem importante para a realização do projeto, seja este fornecedor de recursos ou serviços.
Em muitos casos o fracasso de fornecedores de materiais, equipamentos ou serviços durante o andamento do projeto poderá trazer impactos significativos ao cumprimento do projeto, ou mesmo comprometer a sua realização. Para poder alcançar os objetivos do projeto, o gerente de projeto deve conhecer e estar alinhado às boas práticas da gestão de aquisições.
Desta forma observa-se, atualmente, que o gerenciamento de aquisições vem se tornando um dos aspectos mais importantes do gerenciamento de projetos, acompanhando a tendência das organizações de se dedicarem mais à sua vocação competitiva e passarem a adquirir de fontes externas os recursos, materiais, equipamentos, sistemas, soluções e serviços necessários à realização de seus projetos.
Esta tendência tem feito com que, num número cada vez maior de projetos, a organização empreendedora realize grande parte e, às vezes todo o projeto, através de organizações externas. Neste contexto, a equipe do projeto gerencia, na verdade, um portfolio de fornecimentos aos quais tem que aplicar metodologias, técnicas e ferramentas de todas as demais áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos. Não obstante sua crescente importância, o gerenciamento de aquisições em projetos é um tema relativamente pouco coberto pela bibliografia de gerenciamento de projetos e sua terminologia é pouco consensual.
O gerenciamento de aquisições é uma área potencialmente problemática para o gerente de projetos verificada durante a fase de implantação do projeto. Para lidar com esta condição, a equipe de projetos deve buscar o caminho das melhores a práticas do gerenciamento de aquisições, segundo o Guia PMBOK®. Dentre os elementos presentes nestas práticas, merece destaque a elaboração da documentação que detalhará o escopo do fornecimento (Statement of Work – SOW) dos produtos e serviços a serem contratados. É o momento em que todo o know-how da equipe de projetos deve ser explorado, já que os eventuais erros ou omissões que possam estar presentes no SOW certamente se tornarão riscos de ameaça para o projeto e riscos de oportunidade para o fornecedor.
Outro elemento importante diz respeito à administração do contrato. O gerente de projeto deve ter um bom conhecimento a cerca das cláusulas do instrumento contr atual, para poder assim melhor conduzir a relação cliente-fornecedor durante a vigência do contrato, aplicando o mesmo algumas vezes com rigor, todavia com foco em garantir o bom desempenho do contratado, seja em termos de prazo, custo ou qualidade, proporcionando uma mútua relação “ganhaganha”.
A comunicação entre cliente e fornecedor também merece cuidados, sobretudo a formal, que se transformará em adendos do contrato. Finalmente, destaque para o gerenciamento das reclamações da contratada (claims), que devem ser devidamente esclarecidas, argumentadas e negociadas, sempre pautadas pelas regras do jogo, expressas pelo contrato e pelas normas técnicas e legislação aplicável, visando conciliar de forma ética os objetivos do projeto e os interesses do fornecedor.
Em síntese, esta publicação destaca a crescente importância do gerenciamento de aquisições em projetos, sintetizando os processos, técnicas e ferramentas reconhecidas atualmente como as melhores práticas nesta área de conhecimento.

 

SUMÁRIO
 
1      Fundamentação
1.1     A aquisição de projetos no mundo globalizado
1.1.1               Negociação
1.1.2               Pesquisa de Mercado
1.1.3               Contratação
1.1.4               Coordenação de Contratos
1.2     Processos do gerenciamento de aquisições em projetos
 
2      Planejamento de contratos e aquisições
2.1     Organização de compras e estrutura organizacional para atender às compras do Projeto
2.2     Definição das especificações do Projeto: uso da tecnologia da informação
2.3     Breve passagem por um sistema ERP (Enterprise Ressource Planning)
2.4     Análise do Mercado Fornecedor
2.5     Fluxo de Caixa do Projeto
2.6     Financiamento / aporte de Recursos Financeiros
 
3      Preparação dos contratos e aquisições
3.1     Planejar compras e aquisições
3.2     Análise make-or-buy (Fazer ou comprar)
3.2.1               Aspectos econômico-financeiros: análise” Fazer ou Comprar”
3.3     Análise Rent-or-buy (Alugar ou comprar)
3.4     Seleção do Tipo de Contrato
3.4.1               Contrato de Empreitada
3.4.2               Contrato de Subempreitada
3.4.3               Contrato de Consórcio
3.5     Plano de Gerenciamento das Aquisições
3.5.1               Finalidade do Processo de Gerenciamento das Aquisições (PGA)
3.5.2               Responsabilidades do PGA
3.5.3               Conteúdo do Plano de Gerenciamento das Aquisições (PGA)
3.5.3.1     Cronograma de aquisições
3.5.3.2     Cronograma de Propostas e Reuniões Técnicas
3.5.3.3     Plano de materiais e mercadorias
3.5.3.4     Plano de importação
3.6     Declaração do trabalho (Statement of Work - SOW)
3.6.1               Declaração de Objetivos (Statement of Objectives - SOO)
3.7     Definição dos tipos de garantias
3.7.1               Aval Bancário
3.7.2               Fiança bancária
3.7.2.1     Bind Bond
3.7.2.2     Performance Bond
3.7.2.3     Advance Payment Bond
3.7.2.4     Retation Bond
3.7.3               Seguro de Garantia
3.7.4               Retenções de Pagamento
3.7.5               Hipoteca
 
4      Obtenção das propostas
4.1     Planejar contratações
4.1.1               Entradas do Processo
4.1.1.1     Plano de Gerenciamento de Aquisições
4.1.1.2     Declaração do trabalho do contrato
4.1.1.3     Decisões de fazer ou comprar
4.1.1.4     Plano de Gerenciamento do Projeto
4.1.2               Ferramentas e técnicas
4.1.2.1     Formulários padrão
4.1.2.2     Opinião especializada
4.1.3               Saídas
4.1.3.1     Documentos de aquisição
4.1.3.2     Critérios de avaliação
4.1.3.3     Títulos para os documentos de aquisições
4.2     Tributos em Aquisições
4.2.1               Conceituação Geral
4.2.2               Vigência da Lei e conceitos tributários gerais
4.2.3               Faturamento direto de materiais e serviços
4.3     Solicitação de respostas de fornecedores
4.3.1               Compras eletrônicas
4.3.1.1     E-marketplaces
4.3.1.2     Leilão reverso (pregão)
4.3.1.3     Consórcio de empresas
4.4     Propostas Padronizadas
 
5      Seleção de fornecedores
5.1     Estratégia de eliminação de concorrentes
5.2     Negociação de contratos
5.3     Processo de negociação
5.3.1               Planejamento e preparação
5.3.2               Estágio preliminar
5.3.3               Abertura
5.3.4               Exploração
5.3.5               Fechamento
5.3.6               Dicas
5.3.7               Carta de Intenção
5.4     Teoria dos Jogos
5.4.1               Introdução
5.4.2               O dilema do prisioneiro: estratégias discretas e equilíbrio de Nash único
5.5     Administração do contrato
5.5.1               Processo de gerência de mudança do contrato
 
6      Gerenciamento dos contratos e aquisições
6.1     Administração do Contrato
6.1.1               Sistema de Controle de Mudanças em um contrato - Tracking System
6.2     A teoria da imprevisão
6.2.1               A imprevisão na antiguidade oriental
6.2.2               A imprevisão na antiguidade clássica
6.2.3               A imprevisão na idade média
6.2.4               A imprevisão na idade moderna
6.2.5               A imprevisão na idade contemporâna
6.2.6               Regras gerais da imprevisão
6.2.7               Mecanismos que introduzem a renegociação
6.2.7.1     Cláusula de Revisão Genérica
6.2.7.2     Cláusula de Força Maior
6.2.7.3     Cláusula de Hardship
6.2.8               Distinção da imprevisão e figuras afins
 
7      Encerramento do contrato
7.1     A visão do PMBok®
7.1.1               Encerramento do contrato: Entradas
7.1.2               Encerramento do contrato: Ferramentas e técnicas
7.1.2.1     Auditorias de aquisição
7.1.2.2     Sistema de gerenciamento de registros
7.1.3               Encerramento do contrato: Saídas
7.1.3.1     Contratos encerrados
7.1.3.2     Ativos de processos organizacionais (atualizações)
 
8      Anexo 1 – Modelo de Plano de Gerenciamento das Aquisições
9      Apêndice A - Institutos de gerenciamento de projetos no Brasil
9.1     O PMI
9.2     A ABGP
 
10   Apêndice B – Cláusulas contratuais gerais
11   Apêndice C – O contrato de EPC para construção de grandes obras de engenharia e o novo Código Civil
12   Apêndice D – Glossário
13   Apêndice E – Referências Bibliográficas
ISBN N/D
AUTOR talo de Azeredo Coutinho, Ricardo P. Tamietti e João Antônio de Almeida Jr.
Versão R1.0.1
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