Skip to Store Area:

Loja Virtual EngeWEB

Os Pecados de Marketing na Engenharia e na Arquitetura

Duplo clique na imagem acima para visualizá-la maior

Reduzir
Aumentar

Os Pecados de Marketing na Engenharia e na Arquitetura

Enviar para um amigo

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Em Estoque.

R$15,00

Descrição Rápida

Com linguagem apropriada, textos curtos e objetividade, o autor apresenta um conjunto de aplicações técnicas e conceitos fundamentais, propiciando e ampliando as condições para o desenvolvimento de uma Mentalidade Profissional da Gestão Empresarial nas atividades de Engenharia e Arquitetura.

Versão R1.0.0 - 86 páginas.
Autores: Ênio Padilha
ISBN N/A

Arquivo com 1 MB.

Nota: Livro Digital (e-book em PDF). Produto virtual enviado por download.

R$15,00
Acrescentar itens ao carrinho Comprar


Com linguagem apropriada, textos curtos e objetividade, o autor apresenta um conjunto de aplicações técnicas e conceitos fundamentais, propiciando e ampliando as condições para o desenvolvimento de uma Mentalidade Profissional da Gestão Empresarial nas atividades de Engenharia e Arquitetura.
 
Com muita propriedade, ensina sobre relações comerciais, pesquisas de mercado, campanha publicitária, clientes, fornecedores e uma série de outros tópicos que ainda não fazem parte das grades curriculares dos cursos de graduação das nossas atividades.
 
Necessário, "Os Pecados de Marketing na Engenharia e na Arquitetura" e seu autor, estão à frente do tempo. Um tempo especial para o Brasil que aprende a vencer preconceitos, a agregar e a ter coragem de enfrentar novos desafios.
 
SUMÁRIO
 
Pergunta que não quer calar.
O que eu faria diferente agora, se a minha carreira profissional de engenheiro estivesse começando
 
Os 10 Mandamentos de Marketing para Engenheiros e Arquitetos.
Dez REFERÊNCIAS de "certo" e "errado"
 
O Marketing mal-visto.
Haverá compatibilidade entre marketing profissional e ética profissional? É possível ter um bom marketing e, ao mesmo tempo, ter um bom produto ? Ter um bom marketing não seria um indicativo de que o produto tem algum defeito (que precisa ser maquilado) ?
 
Fazer Consulta Grátis.
Consulta é uma INFORMAÇÃO que um especialista fornece a alguém que precisa dela (da informação) para resolver um problema qualquer. Uma consulta tem VALOR para quem recebe a informação. Portanto, precisa ter PREÇO
 
Fazer Estudo Preliminar ou Consulta Prévia antes de ser Contratado.
Muitos profissionais submetem-se a esse tipo de exigência do cliente por não conhecer a eficiência de outros mecanismos de convencimento...
 
Aceitar COMISSÃO (ou qualquer outro benefício) dos fornecedores do Cliente (muito comum entre decoradores e administradores de obra...).
Nunca é demais lembrar que CREDIBILIDADE é o principal patrimônio de um profissional de Engenharia ou Arquitetura.
 
Repassar tarefas e custos para os clientes.
Cópias, Taxas de ART e Aprovação na Prefeitura.
 
Não cumprir os prazos combinados com o cliente.
Cumprir prazos e horários confere ao Engenheiro ou Arquiteto uma aura de profissionalismo que desestimula o cliente para barganhas e exigências descabidas.
 
Considerar cada projeto como um filho.
O profissional precisa desenvolver uma visão mais realista sobre a Visão que as outras pessoas (especificamente os clientes) tem do seu produto e da sua carreira.
 
Não se atualizar.
Não existe nada mais mortal para a reputação profissional de um Engenheiro ou Arquiteto do que saber de alguma novidade tecnológica através de seu cliente.
 
Não estar preparado para DEFENDER as suas decisões técnicas.
Muitas decisões técnicas precisam de um certo PREPARO para serem apresentadas e definidas. Um engenheiro ou Arquiteto não pode ser pego desprevenido.
 
Não fazer pesquisas de mercado.
As pesquisas de mercado são a forma científica de tomar consciência dos FATOS. Quem não faz pesquisa fica por conta do “Eu acho que…” “Na minha opinião…” “todo mundo acha que…”
 
Não ter uma política de Negociação de preços.
O ganho obtido na negociação (sem dar descontos) acaba saindo mais caro ali adiante. Negociar faz parte da política de preços. E a política de preços é uma política de marketing.
Não estar preparado para pequenos atrasos do cliente nos pagamentos.
"Desespero" para cobrar é sinal de pouca estrutura profissional
 
Não ser Acessível. Disponível para o Cliente.
Se o cliente passar um fax, acuse o recebimento. Se o cliente deixar um recado na secretária eletrônica, dê retorno. Se o cliente mandar um e-mail, responda. Ou tire o fax da sua empresa, desative a secretária eletrônica e saia da internet.
 
Não Documentar as diversas etapas do serviço. (Orçamento, Negociação, Contrato...).
Serviços de Engenharia e Arquitetura costumam ser trabalhos de LONGA DURAÇÃO. Terreno fértil para "esquecimentos" e outros tipos de mal-entendidos.
 
Usar a mídia errada.
Usar a mídia errada (mídia tradicional- TV; Rádio, Jornal, Revista) configura desperdício de recursos (tempo, dinheiro, energia).
 
Não ter sempre à mão o seu Cartão de Visitas.
Ter cartão de visitas e não estar com ele quando o cliente aparece é um sinal de desorganização. Tira pontos do profissional.
 
Dizer que "isto é fácil de resolver" diante do problema apresentado pelo cliente.
Existem coisas que não devem ser ditas para um cliente durante a negociação de um serviço. A menos, é claro, que você esteja querendo fazer um mau negócio.
Permitir que o Cliente tenha expectativas irreais quanto aos resultados do seu serviço.
A satisfação do cliente é inversamente proporcional à sua expectativa em relação ao produto.
 
Vender a coisa errada.
Os profissionais querem vender coisas que os clientes não sabem que precisam e os clientes querem coisas que os profissionais não consideram importantes e, portanto, não disponibilizam
 
Tranqüilizar o Cliente (antes da assinatura do contrato).
A principal motivação do cliente (para fechar o negócio) é justamente a sua angústia diante de algum problema. Tranqüilizar o cliente significa abrir mão da vantagem na negociação
 
Falar sem pensar.
O cliente nos paga para pensar. Ele quer nos ver PENSANDO.
 
Dar a resposta antes de ouvir completamente a pergunta.
Quanto mais ouvir a pergunta, mais preparado para a resposta você estará.
 
Separar a imagem Pessoal da Imagem Profissional.
A melhor alternativa é investir na administração inteligente da sua Imagem Pública e associá-la sempre à sua imagem profissional.
 
Acreditar que todo cliente satisfeito vai falar bem do serviço recebido e gerar novos clientes.
Nem todo o cliente que fica satisfeito com o seu produto falará isso para outros potenciais clientes. Nem todo cliente satisfeito, que fala bem do seu serviço, é um bom formador de opinião.
ISBN N/A
AUTOR Ênio Padilha
Versão R1.0.1
Acrescentar suas Tags:
Acrescentar Tags
Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.