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PMO (Project Management Office) para Projetos Industriais

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Descrição Rápida

A presente publicação trata-se de uma compilação de textos e manuais, apresentando assim uma sugestão de como implantar e operar o PMO (Project Management Office) em empresas de Engenharia de Projetos Industriais (de grande porte, alta complexidade, elevado número de envolvidos).

 
Versão R1.0.0 - 30 páginas.
Autores: Ítalo de Azeredo Coutinho e  Ricardo Prado Tamietti
ISBN N/A

Arquivo com 0,8 MB

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James Baldwin, escritor norte americano (1924 – 1987) já dizia “Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado. Mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado”.
Com esta frase podemos observar que falar de gerenciamento de projetos e escritórios de projetos é falar de cultura organizacional com foco em mudanças que nem sempre podem ser feitas. Hoje, em um cenário cada vez mais competitivo para as organizações é necessária uma estratégia gerencial que utilize as unidades operacionais para conduzir o trabalho, checar a eficiência e manter informada a alta gerência.
A metodologia de gerenciamento de projetos pode fazer tudo isso e é a maneira escolhida por muitas empresas para gerenciar os aspectos críticos de seus negócios. Os projetos podem unificar as estratégias e dissemina-las pela organização com um gerenciamento de projetos responsável que preenche a lacuna entre a visão da empresa e seus projetos (DINSMORE, 1998). Esta é a maneira pela qual as estruturas de projetos, tais como a funcional, a projetizada, a matricial e o PMO podem ajudar a gerar resultados planejados na estratégia organizacional, através do gerenciamento de projetos.
A presente publicação trata-se de uma compilação de textos e manuais, apresentando assim uma sugestão de como implantar e operar o PMO em empresas de Engenharia de Projetos Industriais (de grande porte, alta complexidade, elevado número de envolvidos).
O Escritório de Gerenciamento de Projetos é um dos aspectos organizacionais de Gerenciamento de Projetos que vem recebendo muita atenção ultimamente. Os escritórios de projetos simplificam, facilitam e aperfeiçoam a Gestão de Projetos a um custo muito baixo. Ele tem se mostrado muito útil em organizações que gerenciam muitos projetos simultaneamente, aliviando o trabalho dos gerentes de projetos ao compartilhar a execução das tarefas de planejamento e acompanhamento. Assim, sobra mais tempo para o gerente de projeto  acompanhar o desenvolvimento do produto, interagir com clientes, liderar sua equipe, etc.

Sumário
1 ESCRITÓRIOS DE PROJETOS 
1.1 GERÊNCIA DE PROJETOS 
1.1.1 Gerenciar Projetos é uma Tarefa Complexa 
1.1.2 Sucesso e Meta 
1.1.3 Escopo e Cronograma 
1.1.4 Recursos Humanos 
1.1.5 O Plano de Ação 
1.1.6 Gerência à vista 
1.2 OS PAPÉIS EM UM PROJETO 
1.3 ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS 
1.4 ESCRITÓRIOS DE PROJETOS 
1.4.1 Visão comparativa 
1.4.2 Mas a final de contas o que é cultura organizacional? 
1.4.3 E porque um PMO é necessário? 
1.4.4 Cuidado com os Mitos 
1.5 TIPOLOGIAS DE ESCRITÓRIOS DE PROJETOS 
1.6 PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO PMO 
2 SUGESTÃO DE IMPLANTAÇÃO DE UM PMO PARA PROJETOS INDUSTRIAIS 
2.1 ENGENHARIA DE PROJETOS INDUSTRIAIS 
2.2 OBJETIVOS DA IMPLANTAÇÃO DE UM PMO PARA PROJETOS INDUSTRIAIS 
2.2.1 Organograma 
2.2.2 Responsabilidades 
2.2.2.1 Coordenador do Planejamento Corporativo 
2.2.2.2 Arquivista Técnico 
2.2.2.3 Assistente de Planejamento 
2.2.2.4 Engenheiro de Planejamento 
2.2.2.5 Coordenador da Qualidade 
2.2.2.6 Analista da Qualidade 
2.2.2.7 Coordenador de Controladoria (Controller) 
2.2.3 Principais Funcionalidades e Responsabilidades do PCQ 
2.2.3.1 Assessoria à Alta Administração 
2.2.3.2 Assessoria aos Gerentes de Projeto 
2.2.3.3 Envolvimento com Outros Setores da Organização 
2.2.3.4 Coordenação do Comitê Diretivo 
2.2.3.5 Padronização (ou regulamentação) 
2.2.3.6 Treinamento 
2.2.3.7 Garantia da Qualidade do Projeto (Quality Assurance) 
2.2.3.8 Suporte na Elaboração de Propostas 
2.2.3.9 Guardião das “Melhores Práticas” (Best Practices) 
2.2.3.10 Emissão de Relatórios 
2.2.3.11 Criação e Manutenção da “Sala do PCQ” (War Room) 
2.2.3.12 Gerência à vista 
2.2.3.13 Comunicações 
2.2.4 Principais Atribuições do PCP-Local: 
2.2.4.1 Agenda de Atividades do PCP-Local 
3 APÊNDICE A - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
ISBN N/A
AUTOR Ítalo de Azeredo Coutinho e Ricardo Prado Tamietti
Versão R1.0.0
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