Skip to Store Area:

Loja Virtual EngeWEB

Projeto de Instalações Elétricas de Baixa Tensão - Turma 1 (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)

Projeto de Instalações Elétricas de Baixa Tensão - Turma 1 (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)

Enviar para um amigo

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Esgotado.

R$990,00

Descrição Rápida

O curso de Projeto de Instalações Elétricas de Baixa Tensão tem por objetivo apresentar requisitos referentes aos principais conceitos, prescrições, definições, e recomendações da NBR 5410 relativos aos aspectos do projeto de instalações elétricas, desenvolvendo um senso crítico em relação ao texto da norma. Visa também capacitar o aluno para a elaboração de um projeto de instalações elétricas de baixa tensão segundo prescrições da NBR5410. Serão apresentados os principais conceitos, prescrições, definições, e recomendações da NBR 5410:2004 relativos aos aspectos de projeto, além dos princípios fundamentais, permitindo maior interação com o conteúdo da norma.



Objetivo:

Apresentar requisitos referentes aos principais conceitos, prescrições, definições, e recomendações da NBR 5410 relativos aos aspectos do projeto de instalações elétricas, desenvolvendo um senso crítico em relação ao texto da norma. Visa também capacitar o aluno para a elaboração de um projeto de instalações elétricas de baixa tensão segundo prescrições da NBR5410. Serão apresentados os principais conceitos, prescrições, definições, e recomendações da NBR 5410:2004 relativos aos aspectos de projeto, além dos princípios fundamentais, permitindo maior interação com o conteúdo da norma.


Público-alvo:

Engenheiros, Arquitetos, estudantes de engenharia e arquitetura e demais profissionais envolvidos com projeto, instalação e manutenção de instalações elétricas de baixa tensão.

Metodologia:

Aulas expositivas e práticas com projeto em sala: desenvolvimento individual de um projeto elétrico de uma edificação. A didática aplicada é de ser realmente passo a passo, ensinando os conceitos e teorias com a aplicação prática, partindo de uma planta de arquitetura de uma residência de 8 cômodos. Cada simples etapa do projeto vai sendo desenvolvida e representada pelo acréscimo de uma nova planta, implantada sobre a da etapa anterior, resultando em uma visão dinâmica e muito clara do desenvolvimento do projeto. Será apresentado e utilizado o software QDC Pro ®, de autoria do instrutor, dedicado à execução de todos os cálculos necessários para a elaboração do projeto, mostrando o aumento de produtividade que pode ser alcançado.

Instrutor:

Eng. Ricardo Prado Tamietti

Programa:

1. INTRODUÇÃO: Objetivo e estrutura do curso.

2. LEGISLAÇÃO E NORMALIZAÇÃO TÉCNICA: Legislação ordinária e profissional. Ética profissional. Normas nacionais, estrangeiras e internacionais.

3. CARACTERÍSTICAS GERAIS DA INSTALAÇÃO: Verificação da instalação quanto à previsão de pontos de utilização (luz e tomadas de corrente), potência instalada e de alimentação, fornecimento e distribuição de energia, influências externas, esquemas de aterramento, condutos, condutores, maneiras de instalar. Seleção e instalação de componentes.

4. DIMENSIONAMENTO DE CIRCUITOS: Verificação da divisão e distribuição dos circuitos (aspectos técnicos, operacionais e de manutenção, análise dos critérios de dimensionamento (seção mínima, capacidade de condução de corrente, critério da queda de tensão, critério da sobrecarga, critério de curto-circuito, dimensionamento econômico).

5. LINHAS ELÉTRICAS: Verificação das características básicas de seleção e instalação de condutos e condutores. Capacidade de condução de corrente de condutores. Dimensionamento.

6. DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA SOBRECORRENTES: Verificação das características básicas de: disjuntores e fusíveis. Dimensionamento.

7. DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS: Verificação na aplicação do conceito de choque elétrico, efeitos da corrente elétrica no corpo humano, esquemas de aterramento (TN-C, TN-S, TN-C-S, TT, IT), critérios para proteção básica, supletiva e adicional, conceito e utilização de dispositivo diferencial – residual (DR).

8. DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA SOBRETENSÕES: Verificação dos pontos de equipotencialização principal e suplementar e nos critérios para análise de risco quanto a instalação dos Dispositivos de Proteção Contra Surtos – DPS.

9. ENCERRAMENTO DO PROJETO: Lista de materiais e especificação técnica dos componentes elétricos. Termo de encerramento. Atestado de desempenho. Lições aprendidas.

10. “PROJETO EM SALA”, através do desenvolvimento dos conceitos sobre um exemplo real de uma edificação, com o fornecimento de planta da arquitetura correspondente, cada aluno irá elaborar o SEU projeto com o andamento do curso e discutir os diversos aspectos e opções pertinentes, com o acompanhamento do instrutor. Espera-se, através desta metodologia, uma melhor transferência de informações, agregando conteúdo teórico e prático para os participantes, tornando-os mais qualificados para o exercício profissional da elaboração de projetos de instalações elétricas de baixa tensão.

 Data e local:

  • Horário: 19h às 23h
  • Período: dia 24/06
  • Endereço:  Rua Levindo Lopes, 323/11º. andar – Savassi - Belo Horizonte/MG

 

Descontos Especiais
10% de desconto:
 Profissionais em grupo de duas pessoas ou Ex-aluno ENGEWEB.
20% de desconto: Estudantes de Graduação e Professores.

Os descontos acima não são cumulativos e aplicam-se tanto ao preço à vista como às parcelas.

Consulte desconto para grupos de três ou mais pessoas.

Concedemos descontos para inscrição em mais de um curso.
Solicite um orçamento.

Incluso no valor da inscrição
1) Material didático completo;
2) Serviço de coffee-breaks;
3) Emissão de certificados.

Limite para inscrição: 24/06/19

engeweb@engeweb.com.br

Whatsapp (31) 98484-9440

ISBN Não
AUTOR RICARDO PRADO TAMIETTI - Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMG, onde também concluiu os cursos de pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações e em Sistemas de Energia Elétrica com ênfase em Qualidade de Energia.
Versão Não
Página Não
Acrescentar suas Tags:
Acrescentar Tags
Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.