Skip to Store Area:

Loja Virtual EngeWEB

Qualidade da energia: harmônicas - Turma 1 (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)

Qualidade da energia: harmônicas - Turma 1 (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)

Enviar para um amigo

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Esgotado.

R$690,00

Descrição Rápida

Instalações elétricas e subestações que tem elevados índices de distorção harmônica provavelmente terão problemas como: redução da vida útil de motores, capacitores e transformadores, erros de operação em relés de proteção, aquecimentos excessivos, disparos de dispositivos de proteção, ressonâncias, vibrações e ruídos, aumento da queda de tenção, redução do fagor de potência, etc. Este curso fornece aos participantes importantes conhecimentos teóricos e práticos de Qualidade de Energia com foco nas distorções harmônicas – principais fontes, efeitos sobre os equipamentos elétricos e as principais soluções disponíveis.

Data e local:

  • Horário: 19h às 22h30
  • Período: dias 2 - 7 - 9 de outubro de 2019
  • Endereço:  Rua Levindo Lopes, 323 – Savassi - Belo Horizonte/MG

 

FICHA DE INSCRIÇÃO



Objetivo

Fornecer uma visão dos diversos distúrbios (em especial as harmônicas) que a energia elétrica pode produzir ou sofrer e dos impactos que causam nas instalações elétricas, bem como mostrar conceituação do fenômeno, equacionamento, efeitos, algumas soluções e formas de tratar cada um dos assuntos com exemplos práticos e linguagem acessível, tendo como base as principais considerações e órgãos que regulamentam as práticas e o monitoramento da qualidade de energia.

Justificativa

É inegável atualmente, a necessidade de suprimento de energia elétrica com níveis de qualidade cada vez maiores em todo tipo de instalação, desde as mais simples até as de alta responsabilidade.

Assim, surgem normas, recomendações e procedimentos específicos voltados unicamente para o campo da qualidade da energia, tendo em vista a sua importância na produtividade industrial (linhas de produção automatizadas) e na segurança da prestação de serviços (bancos, data-centers, hospitais, etc).

Deve ser uma preocupação de todos os profissionais envolvidos com as instalações e administração da energia elétrica, a possibilidade de avaliar a qualidade da energia, tanto do ponto de vista do fornecimento (concessionária) quanto das influências dos tipos de cargas presentes na instalação consumidora.

Deve-se tratar da qualidade da energia como se trata a eficiência energética, pois os argumentos estão à mão, o que se deve fazer é transformá-los em retorno.

Este curso focará o entendimento e a interpretação dos fenômenos que interferem na qualidade da energia, em especial as HARMÔNICAS, além dos aspectos de monitoração, medição, análises, planejamento, decisões e adequações de instalações existentes para a nova realidade das cargas e confiabilidade operacional.

No mundo real, convivendo com as harmônicas, temos que rever as metodologias de estudo de perdas elétricas, dimensionamento de condutores, dispositivos de proteçao, compensação reativa, entre outros temas.

Público-alvo

Engenheiros, técnicos, gestores de energia, empresas concessionárias dos serviços de energia, empresas de engenharia e de serviços de consultoria e demais interessados que atuam em projeto, execução e manutenção de instalações elétricas e administração das instalações e da energia elétrica nas áreas industrial, comercial e de prestação de serviços (hospitais, bancos etc).

Conteúdo Programático

 

1. ASPECTOS GERAIS RELACIONADOS À QUALIDADE DE ENERGIA

1.1. PERTURBAÇÕES NA AMPLITUDE DA TENSÃO

1.2. PERTURBAÇÕES NA FREQUÊNCIA DO SINAL

1.3. DESEQUILÍBRIOS DE TENSÃO OU CORRENTE EM SISTEMAS TRIFÁSICOS

1.4. AS PERTURBAÇÕES NAS FORMAS DE ONDAS

2. CARACTERIZAÇÃO DOS SINAIS HARMÔNICOS

2.1. DEFINIÇÃO

2.2. ORDEM, FREQUÊNCIA E SEQUÊNCIA DAS HARMÔNICAS

2.3. ESPECTRO HARMÔNICO

2.4. TAXA DE DITORÇÃO HARMÔNICA TOTAL (THD)

2.5. FATOR DE POTÊNCIA E COS Fi

2.6. FATOR DE DESCLASSIFICAÇÃO (K)

2.7. FATOR DE CRISTA (FC)

3. ASPECTOS GERAIS SOBRE MEDIÇÕES DE HARMÔNICAS

3.1. INSTRUMENTOS CONVENCIONAIS DE VALOR MÉDIO

3.2. INSTRUMENTOS DE VALOR EFICAZ VERDADEIRO (TRUE RMS)

4. CARGAS GERADORAS DE HARMÔNICAS

4.1. CARGAS LINEARES

4.2. CARGAS NÃO LINEARES

4.3. EXEMPLOS DE CARGAS GERADORAS DE HARMÔNICAS

5. EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS DAS HARMÔNICAS

5.1. AQUECIMENTOS EXCESSIVOS

5.2. DISPAROS DE DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO

5.3. RESSONÂNCIA

5.4. VIBRAÇÕES E ACOPLAMENTOS

5.5. AUMENTO DA QUEDA DE TENSÃO E REDUÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA

5.6. TENSÃO ELEVADA ENTRE NEUTRO E TERRA

6. COMO LIDAR COM A PRESENÇA DE HARMÔNICAS

6.1. DIMENSIONAMENTO DOS CONDUTORES DE FASE E NEUTRO NA PRESENÇA DE HARMÔNICAS

6.2. DIMENSIONAMENTO DE TRANSFORMADORES

6.3. FILTROS DE HARMÔNICAS

6.4. TRANSFORMADORES DE SEPARAÇÃO

7. NORMALIZAÇÃO

7.1. NIVEIS MÁXIMOS DE DISTORÇÕES HARMÔNICAS

 

Incluso no valor da inscrição
1) Material didático completo;
2) Serviço de coffee-breaks;
3) Emissão de certificados.

Limite para inscrição e pagamento: 27/09/19

engeweb@engeweb.com.br

Whatsapp (31) 98484-9440

Docente
Ricardo Prado Tamietti
Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMG, onde também concluiu os cursos de pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações e em Sistemas de Energia Elétrica com ênfase em Qualidade de Energia. Engenheiro e consultor da COBRAPI, com grande experiência na elaboração, coordenação e gerenciamento de projetos de instalações elétricas industriais e sistemas prediais. Auditor especializado em sistema de gestão integrado para as normas ABNT NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, NBR ISO 50001 e OHSAS 18001. Membro da Comissão de Estudos CE-064.01 da ABNT/CB-03 - Comitê de Eletricidade da ABNT. Autor de livros, softwares e artigos técnicos na área de instalações elétricas. Atua como Coordenador técnico e docente de cursos livres e de pós-graduação direcionados ao ensino da engenharia de projetos industriais em diversas universidades do país.

ISBN Não
AUTOR RICARDO PRADO TAMIETTI - Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMG, onde também concluiu os cursos de pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações e em Sistemas de Energia Elétrica com ênfase em Qualidade de Energia.
Versão Não
Página Não
Acrescentar suas Tags:
Acrescentar Tags
Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.