Verifique itens para adicionar ao carrinho. selecionar tudo
Várias medidas de eficientização e otimização energética não são implantadas pelos consumidores responsáveis devido aos elevados custos envolvidos quando comparados aos possíveis decréscimos nas faturas de energia elétrica. Estas apresentam a quantia total que deve ser paga pela prestação do serviço público de energia elétrica, referente a um período especificado, discriminando as parcelas correspondentes.
Assim, compreender a estrutura tarifária e como são calculados os valores expressos nas notas fiscais de energia elétrica é um parâmetro importante para a correta tomada de decisão em projetos envolvendo conservação de energia.
A análise dos elementos que compõem esta estrutura, seja convencional ou horo-sazonal, é indispensável para uma tomada de decisão quanto ao uso eficiente da energia. A conta de energia é uma síntese dos parâmetros de consumo, refletindo a forma como a mesma é utilizada.
Uma análise histórica, como no mínimo 12 meses, apresenta um quadro rico de informações e torna-se a base de comparação para futuras mudanças, visando mensurar potenciais de economia. Nesse sentido, o estudo e o acompanhamento das contas de energia elétrica tornam-se ferramentas importantes para a execução de um gerenciamento energético em instalações.
Além disso, o resultado da análise permite que o instrumento contratual entre a concessionária e o consumidor torne-se adequado às necessidades deste, podendo implicar em redução de despesas com eletricidade.
O estudo da tarifação energética é uma excelente oportunidade de consultoria em engenharia: "Mostre-me uma conta de energia de sua empresa que é possível apontar pelo menos três pontos onde se pode está perdendo muito dinheiro". O primeiro é no ICMS pago pela demanda (para o qual cabem ações judiciais); o segundo é na correção do fator de potência; no terceiro, mostra-se que a despesa com energia elétrica pode sair muito mais barata se, nos horários de ponta, a indústria gerar a própria eletricidade que precisa. (E quando a indústria é no meio rural, verifica-se se ela está pagando taxa de iluminação pública sem usufruir desse serviço).
É ainda possível mostrar que o ICMS sobre o consumo pode ser diminuído, se, através de um simples laudo técnico legal, encaminhado do Fisco Estadual, for excluída a parcela da energia consumida que não se destina a fins industriais.
Esta publicação irá mostrar como calcular todas estas possibilidades.
Você pode também estar interessado nos seguintes produtos
Solução OpenSource para Gerenciar seus Projetos de Engenharia
R$13,50
|
A Compensação Reativa e a Correção do Fator de Potência
R$49,00
|
ISBN | N/D |
AUTOR | Ricardo Prado Tamietti |
Versão | 1.0.0 |